sábado, 20 de abril de 2013

A PSICOPEDAGOGIA NO ÂMBITO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Laura Monte Serrat

“A leitura do emergente e do latente na instituição escolar”, traz uma sistematização da observação e análise do sintoma na instituição escolar que me parece uma excelente ferramenta para o psicopedagogo
Você está com um novo livro sobre Psicopedagogia. Conte-nos um pouco sobre ele.
Este é um trabalho que foi elaborado em dois anos. Pensei que seria rápido como o primeiro livro, porém exigiu mais tempo e reflexão.
Nele eu busco relatar minha experiência com a Psicopedagogia no âmbito da instituição, ao mesmo tempo em que fundamentá-la histórica e teoricamente.
Ele tem um jeito diferente de “ser livro”, pois é composto por capítulos (que abordam a aprendizagem, o diagnóstico psicopedagógico na instituição escolar, as ações / reflexões desenvolvidas para corrigir ou evitar dificuldades com a aprendizagem na escola); por artigos (que complementam, aprofundam, exemplificam e subsidiam o texto principal); por espaços de co-autoria (em que o leitor faz suas reflexões e, de certa maneira, reelabora a minha proposta psicopedagógica).
Interessante! Percebi que a chamada dos artigos surge em determinados pontos no meio do texto. Como isso funciona?
Pensei num livro que permitisse um movimento do leitor que não fosse linear, ou seja, ler o livro da primeira à última página. Ao ler este livro, o leitor pode fazê-lo do início ao final, buscar um artigo ou outro a partir da chamada feita no meio dos capítulos; pode ler somente os capítulos; pode ler somente um artigo etc. Ele escolhe o caminho que deseja fazer. Neste sentido, a proposta é de interação do leitor com o autor, deixando espaços de escolha que podem interferir na qualidade do aproveitamento daquele que lê.
Além destes aspectos, o que você destacaria com relação ao conteúdo?
Bem, eu gosto do livro como um todo; entretanto, gostaria de destacar a princípio a apresentação e o prefácio, ambos muito especiais, pois homenageiam também o nosso querido professor Jorge Visca, que tanto influenciou o meu trabalho.
Além disto, acredito que o capítulo do diagnóstico psicopedagógico institucional, o qual denominei de “a leitura do emergente e do latente na instituição escolar”, traz uma sistematização da observação e análise do sintoma na instituição escolar que me parece uma excelente ferramenta para o psicopedagogo.
Também há artigos de que gosto em especial, tais como os sobre adolescência, sobre as mulheres e sobre as inteligências múltiplas.
As ações / reflexões podem contribuir para que cada leitor repense e reorganize a sua prática.
Em resumo, acredito que é um livro dinâmico tanto em relação à forma de leitura, quanto ao conteúdo; porém, sou suspeita a falar porque este é o resultado de um trabalho intenso, do qual gostei muito.
Você produziu o seu segundo livro novamente de forma independente. Por que?
Acredito que existem “atravessadores do conhecimento” que tomam conta do mercado e reduzem o autor a um escritor ao serviço de empresas poderosas.
Prefiro eu mesma divulgar o meu trabalho, já que meu objetivo não é nem ficar famosa, nem rica. Gosto que as pessoas possam compartilhar comigo. Não preciso vender 10.000 exemplares ao ano e enriquecer os outros financeiramente; prefiro vender 1.000 e poder contar com o enriquecimento do leitor, mesmo que seja de um número bem menor.
Naturalmente, para isto, conto com parcerias importantes: a correção cuidadosa, mesmo sem uma grande estrutura; uma editora que precisa interagir sem determinar; uma rede de distribuição com bastante energia. Para este livro, acredito ter encontrado uma boa fórmula: Eliane Mara Alves Chaves, como revisora, Expoente, como editora, e eu mesma como distribuidora.
O livro saiu do forno no dia 20 de março, foi lançado no dia 10 de abril e já vendeu 250 exemplares. Estou muito satisfeita com isto, principalmente porque acompanho de perto o interesse do público.
Para encerrar, o que você pode dizer mais ao nosso leitor?
Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer o espaço que vocês estão oportunizando para esta divulgação.
Para o leitor, digo que a paixão de ensinar e aprender ronda minha vida, e tento passá-la através de palavras. Espero poder contribuir com a reflexão de todos. Um abraço e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário